Interaction

13 a 22 Julho 2013, Coimbra – Portugal

Parceiros

Internacionais 

AGRADO – Italia

A Associação Agrado é uma associação local de juventude que gere projectos, atividades e ações com o objetivo de melhorar a vida social e cultural da juventude de Vinci com foco especial, mas não único, nos jovens de meios mais desfavorecidos – famílias com dificuldades, pessoas com deficiência, com problemas de aprendizagem, etc.

A Agrado gere o Centro Juvenil do Conselho local, apoiando os estudantes da escola secundária nos seus trabalhos de casa, informando-os sobre oportunidades a nível Europeu, organizando intercâmbios juvenis a nível nacional e internacional e ações no âmbito do programa Juventude em Ação, promovendo formações para jovens e também no desenvolvimento e implementação de projectos de vídeo e teatro, de forma a consciencializar os jovens sobre temas sociais especialmente na área da democracia e da cidadania ativa.

A Agrado também aplica metodologias de educação não formal, especialmente através de workshops em escolas secundárias.

Durante o trabalho desenvolvido desde o ano passado seguimos as directivas da Europa e da nossa região no que diz respeito aos jovens e à empregabilidade, assim como oportunidades de aprendizagem (Programa LLP – Leonardo DaVinci) entre outras medidas que visam prevenir o desemprego juvenil e dar aos jovens a oportunidade de testar as suas competências.

Desde Junho de 2010 que somos acreditados como associação de envio de SVE pela Agência Nacional (2010-IT-81). A Agrado apoia a criatividade juvenil, organizando festivais de música para bandas de rock (Petrock), assim como teatro (“Jantar com um assassino”). É membro da Arci Nuova Associazione.

OMIX – Espanha

O Centro de Informação Juvenil (OMIX Ribadavia) foi estabelecido para apoiar jovens da nossa cidade, no âmbito da educação não-formal e informal. Juntamente com voluntários Europeus, estamos a criar uma plataforma com o objectivo de ajudar os jovens a atingirem os seus objectivos.

Estamos a trabalhar com e para a juventude. Encorajamos o seu envolvimento facilitando actividades de tempos livres inovadoras, estimulando a sua criatividade, desenvolvendo diversas capacidades e partilhando informação. Apoiamos os jovens no desenvolvimento de várias actividades, na participação em eventos internacionais e a tornarem-se cidadãos Europeus activos. Pretendemos dar a todos os jovens da nossa cidade a oportunidade de desenvolverem a sua consciência pessoal, de desenvolverem as suas capacidades, de participarem activamente na construção de uma Europa unida e de criarem uma plataforma informal de cooperação Europeia.

OMIX Ribadavia é membro do Centro de Informação e Documentação do Governo Autónomo da Galiza.

Youth for Society – Estónia

Youth for Society (YfS) é uma organização não-governamental que reúne pessoas de diferentes idades, classes sociais, nacionalidades e interesses com um objectivo em comum: fazer do mundo do séc. XXI um lugar um pouco melhor e mais amigável para os seus habitantes. As principais actividades podem ser divididas em quatro grupos principais: educação, democracia, ecologia e cultura.

Os jovens acreditam que estes aspectos não só estão estritamente ligados com a maior parte dos problemas da juventude, mas também têm um grande potencial de crescimento, pensamento inovador e criatividade, que podem ser adquiridos em primeiro lugar pelos jovens. Os membros da YfS avaliam não só a organização de projectos e eventos mas também participam em conselhos locais de juventude, de estudantes e de escolas, pois a democracia começa não só com as eleições mas também com participação e responsabilidade.

O principal lema da YfS é “O que é bom para a sociedade é bom para nós”. Os jovens criam um mundo melhor não apenas em nome de uma ideia sem rosto de “todos”, mas em nome dos seus amigos e entes queridos em nome das gerações futuras e em nome das suas crianças.

Uçarli Gençlik Derneği – Turquia

A Uçarli Gençlik Derneği está localizada em Diyarbakir. Diyarbakir é uma cidade subdesenvolvida, apesar de ter uma população superior a 2 milhões de pessoas. Encontra-se na região mais desfavorecida da Turquia. Nós trabalhamos no desenvolvimento social dos jovens de Diyarbakir, contando com cerca de 20 voluntários. Todas as atividades são organizadas com o intuito de fomentar o desenvolvimento local.

A Uçarli Gençlik Derneğ acredita que o futuro da sociedade é moldado de acordo com as capacidades e abordagens da juventude de hoje em dia. Com esta convicção, a nossa associação está a tentar criar uma política para a juventude que tenha como objetivo  melhorar as vidas dos jovens, inclusivamente os que enfrentam mais obstáculos a nível económico, educacional, social, físico e geográfico. Esta política pretende criar projetos que possam ser aplicados em todo o país, de forma a reintegrar os jovens mais desfavorecidos, recompensando-os.

Todos os membros fundadores desta associação são estudantes universitários com oportunidades limitadas. Entre as actividades regulares da associação encontra-se a educar e apoiar órfãos e crianças de rua e também capacitação de pessoas mais desfavorecidas. Organizamos também formações que apoiam o desenvolvimento da juventude e que lhes proporcionam experiência em diferentes campos.

Nacionais

Câmara Municipal de Coimbra


Barra de logos final

Anúncios